Princípios básicos do curso de nutrição e atuação do nutricionista.
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira diferença entre Nutrição e Nutrologia é a formação acadêmica. Enquanto o nutricionista é o profissional graduado em Nutrição, o nutrólogo é graduado em medicina com especialização em Nutrologia. Assim como o nutricionista não pode prescrever medicamentos (porque não é médico), o nutrólogo não pode prescrever dietas (porque não é nutricionista).
Nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes, sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde e à doença, e o processo pelo qual o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e elimina as substâncias alimentares. A nutrição corresponde ao domínio que privilegia o espaço do encontro entre a Química do alimento e a Biologia das células no corpo humano, constituindo laços com a Fisiologia, a Bioquímica e a Genética. Estabelece ainda diálogo prioritário com a Clínica, quando olha para o indivíduo patológico, e com a Epidemiologia, quando toma a sociedade como somatório de indivíduos ou corpos, enfatizando seus aspectos biomédicos.
A nutrição faz parte da vida de todo ser humano e com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado do organismo, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares entre outras.
Nutricionista, é o profissional que, por força da Lei 8.234/91, possui direitos e deveres para o desenvolvimento de práticas inerentes à sua habilitação técnica, que se manifesta como uma ação social em favor da saúde e da segurança alimentar e nutricional. Capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, o nutricionista planeja, executa e avalia ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável.
O nutricionista faz uso de ferramentas como a avaliação nutricional e a prescrição dietética, ambas atividades privativas do profissional nutricionista, para identificar e determinar o estado nutricional do cliente/paciente/usuário, com o objetivo de tratar e/ou prevenir enfermidades, levando o organismo a adquirir os nutrientes necessários para a boa performance e saúde.
O cuidado nutricional é o processo de ir ao encontro das diferentes necessidades nutricionais de uma pessoa e isto, vai depender do tipo de enfermidade que acomete o indivíduo. Para uma pessoa saudável, o cuidado nutricional pode significar uma avaliação nutricional de rotina, na promoção da educação quanto aos hábitos alimentares. Já o cuidado nutricional para paciente enfermo ou hospitalizado é mais complexo, e necessita de uma equipe multidisciplinar, composta de fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros especialistas.
REFERÊNCIAS:
• Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
• Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) – Código de ética e de conduta do nutricionista.
• Prado, Shirley Donizete et al. Alimentação e nutrição como campo científico autônomo no Brasil: conceitos, domínios e projetos políticos. Revista de Nutrição [online]. 2011, v. 24, n. 6 [Acessado 20 Novembro 2022], pp. 927-938. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600013. Epub 16 Mar 2012. ISSN 1678-9865. https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600013.